Saiba mais sobre o Piso Laminado

Construir, reformar e decorar são tarefas desafiadoras, que exigem escolhas, tempo e planejamento. Uma das últimas etapas na hora de construir ou reformar é a instalação de pisos e revestimentos. A enorme variedade de pisos e revestimentos disponíveis no mercado causam dúvidas na hora de escolher o piso certo. Para sanar esses questionamentos e ajudar você a fechar com “chave de ouro” seu projeto, abordaremos sobre pisos e revestimentos disponíveis, suas características e vantagens. Começaremos pelo piso laminado, uma das opções mais populares disponíveis.

Se você busca conforto, beleza e preço, o piso laminado pode ser uma ótima alternativa.

Características

O piso laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (High Density Fiberboard – HDF ou High Density Particle Panel – HPP). A camada superior exibe uma estampa decorativa imitando madeira e recebe um revestimento em resina melamínica.

São ecológicos, já que são feitos obrigatoriamente a partir de madeira de reflorestamento certificado.

Existem variadas estampas, cores e texturas de piso laminado, mas todas têm a intenção de reproduzir a madeira.

Os pisos laminados podem ser encontrados em diferentes formas de instalação, sejam elas encaixadas/clicadas ou coladas.

É ideal para a utilização em ambientes internos, extremamente fácil de limpar e pode ser sobreposto a outros pisos específicos.

Por ser composto realmente de madeira, o piso laminado não é adequado para áreas externas ou úmidas (como banheiros e cozinhas), nem para lugares com exposição prolongada ao sol (pois podem ocorrer deformações) ou para residências com animais de estimação (exceto os modelos para alto tráfego, mencionados abaixo).

Como é sensível à umidade sua limpeza deve ser feita com aspirador de pó ou vassoura de cerdas macias. Quando necessário, com um pano pouco úmido.

Existem modelos mais resistentes, indicados para maior tráfego de pessoas. Os modelos para alto tráfego de pessoas são recomendados para ambientes comerciais ou para residências com crianças pequenas ou animais domésticos que podem acabar danificando o piso de alguma forma. Esses modelos também têm maior resistência à exposição solar.

 

Vantagens

O piso laminado possui inúmeras vantagens, tais como a facilidade de instalação e o excelente custo-benefício. Além disso, pode ser instalado sem necessidade de remover o atual, aliando praticidade e economia, e pode ser reaproveitado em caso de mudança.

A enorme variedade de cores e modelos de madeira torna esse piso muito versátil, perfeito para qualquer estilo de decoração. Ele pode ser usado em quase todos os ambientes, como quartos, salas, corredores e escritórios.

A rapidez de uso após a aplicação também é um atrativo, já que é possível utilizá-lo no dia seguinte à colocação.

Sua durabilidade também merece destaque, especialmente o tipo feito para ambientes de alto tráfego de pessoas, que é muito resistente a riscos e gera economia, já que você não vai precisar trocá-lo tão cedo.

Necessita de pequenos cuidados para a rotina de limpeza. Uma vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó e um pano levemente úmido sobre ele para tirar qualquer sujeira são suficientes para a manutenção.

Outra vantagem do piso laminado é o efeito de isolante térmico. Por ser atérmico (não desprende calor nem o absorve), independente da estação do ano, proporciona total conforto independente da temperatura, além de ser instalado sobre uma manta. Por este motivo, ambientes revestidos com o piso laminado também são mais agradáveis.

Instalação

Embora o piso laminado seja de fácil instalação, recomenda-se que seja feito por profissionais capacitados, já que qualquer desnível precisa ser corrigido com produtos específicos, caso contrário afetará o resultado final e a durabilidade do produto.

O sistema de instalação do piso laminado começa pelo nivelamento e a aplicação de uma manta de polietileno para melhorar a acústica e evitar a umidade, seguido pela aplicação das placas. Não há necessidade do uso de cola para o acabamento.

Pode ser aplicado em cima de quase todos os pisos já existentes, dependendo do estado do material.

 

TAGS: Ambiente, Construção, Pisos e Revestimentos, Piso LaminadoVantagens, Instalação, Zona Metropolitana, Rio Grande do Sul.